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O que as buscas do Google dizem sobre 2020?

Os termos mais procurados refletem comportamentos e tendências do público e, consequentemente, orientam como as marcas devem se posicionar e relacionar com suas audiências.

A pandemia foi o gatilho de uma série de mudanças de comportamento na sociedade. Um ranking oficial divulgado pelo Google sobre os termos mais buscados no País revela os principais interesses e dúvidas do brasileiro no ano e sinaliza para as empresas como que tipo de posicionamento devem adotar no ambiente web para conquistar e fidelizar audiências.

A palavra-chave da vez, obviamente, é coronavírus. Observando os dados do Google Trends, percebemos que o auge das buscas aconteceu em abril, quando o número de casos explodiu e as medidas de isolamento foram implementadas.

E foi neste período que as marcas precisaram se manifestar como uma fonte confiável sobre o assunto para todos os públicos. Desde os seus funcionários, preocupados com os riscos no ambiente de trabalho e na manutenção dos seus empregos, até aqueles impactados indiretamente por seus negócios.

Diversas pesquisas comprovaram que, em meio às incertezas e com uma avalanche de fake news, as pessoas se voltaram às marcas nas quais elas poderiam confiar.

Cases de Sucesso no Posicionamento de Marcas

 

O Grupo Trama-Reputale contribuiu com o posicionamento de diversas empresas e instituições neste momento sensível. Uma delas foi a Apabex, instituição que atende pessoas adultas e idosas com deficiência intelectual, grupo considerado de risco. No início da pandemia, o foco foi a produção de conteúdos educativos e que prezavam pelo reforço das medidas de isolamento.

Os colaboradores foram protagonistas em diversos materiais, contribuindo para humanizar e fortalecer os vínculos. O segundo semestre, marcado pela comemoração dos 25 anos da instituição, foi marcado por conteúdos e ações que mostraram o impacto da Apabex na vida das pessoas e com foco na manutenção do bem-estar de todos neste período.

Opinião Pública e Causas no ambiente digital

 

Os casos Mariana Ferrer e George Floyd, dois assuntos do ano que mobilizaram a opinião pública, também se refletiram nas pesquisas e estiverem entro as 10 principais buscas do ano na categoria de acontecimentos. As causas sociais relativas ao racismo e à violência contra a mulher já vem sendo debatidas e exigindo uma mudança de postura das marcas ao longo dos anos.

Neste ano notamos que as empresas que já tinham projetos consistentes reforçaram seus posicionamentos e outras marcas começaram a refletir sobre a importância de abraçar assuntos tão caros à sociedade.

O Case “Taliberta” – Finalista do Prêmio Jatobá 2020

 

Entre eles, o do Instituto Camila e Luiz Taliberti, instituição que tem como um dos seus objetivos o empoderamento de grupos vulneráveis, realizou a Série Taliberta, que abordou o tema em seis episódios.

case rendeu à Instituição e ao Grupo Reputale-Trama, responsável pela divulgação do projeto, a posição de finalista no Prêmio Jatobá, na categoria Redes Sociais.

fev. 08, 2021
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A pandemia foi o gatilho de uma série de mudanças de comportamento na sociedade. Um ranking oficial divulgado pelo Google sobre os termos mais buscados no País revela os principais interesses e dúvidas do brasileiro no ano e sinaliza para as empresas como que tipo de posicionamento devem adotar no ambiente web para conquistar e fidelizar audiências. A palavra-chave da vez, obviamente, é coronavírus. Observando os dados do Google Trends, percebemos que o auge das buscas aconteceu em abril, quando o número de casos explodiu e as medidas de isolamento foram implementadas. E foi neste período que as marcas precisaram se manifestar como uma fonte confiável sobre o assunto para todos os públicos. Desde os seus funcionários, preocupados com os riscos no ambiente de trabalho e na manutenção dos seus empregos, até aqueles impactados indiretamente por seus negócios. Diversas pesquisas comprovaram que, em meio às incertezas e com uma avalanche de fake news, as pessoas se voltaram às marcas nas quais elas poderiam confiar.
08 fev., 2021
Não há como falar de tendências na comunicação digital sem fazer uma breve avaliação de 2020 e como a pandemia transformou a comunicação e os negócios. Enquanto nós, como pessoas físicas, nos organizamos para viver em isolamento social, as empresas precisaram se adequar e finalmente implantar a famosa transformação digital, o que impactou não somente a operação de todos os mercados, principalmente o relacionamento das marcas com seus públicos. Mais conectados, acompanhamos de perto a evolução da Covid, a preocupação dos brasileiros com a economia e seus empregos. Em meio a muito conteúdo, lives e webinars, vivenciamos uma avalanche de Fake News, o aumento de causas sociais que mobilizaram a opinião pública no ambiente on-line. Em paralelo, acompanhamos desastres ambientais no mundo e no Brasil, como as queimadas na Amazônia. O excesso de informações e o risco de perda de pessoas queridas nos tornou mais ansiosos. Muitos se voltaram para hábitos simples, como cozinhar em casa, e dedicaram mais atenção às famílias. Também houve mais busca por conhecimento e atividades on-line relacionadas à bem-estar. Enquanto isto, cientistas do mundo todo se mobilizaram para buscar uma vacina e trazer nosso mundo de volta ao que foi chamado de novo normal. E neste cenário surge o termo reset, como uma metáfora de profissionais ligados principalmente à economia e comunicação para sinalizar a necessidade de ressignificação e adaptação aos anseios e necessidades da humanidade. No contexto político e econômico, o Banco de Desenvolvimento Mundial defendeu um “capitalismo reset”, com a união de todos os países do mundo não só para descobrir uma vacina, mas para agir conjunta e rapidamente para renovar todos os aspectos de nossas sociedades e economias, desde a educação até os contratos sociais e as condições de trabalho. No campo da comunicação, o reset significa repensar a forma como nos comunicamos com nossas audiências, que mudaram seus hábitos nesta teia de complexidade e incertezas. E é partindo deste cenário que organizei as 12 tendências do Marketing Digital para 2021 listadas abaixo:
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