Você é daqueles que adora um podcast? Então provavelmente vai gostar do Clubhouse!
A nova rede social foi lançada em março de 2020, mas só ganhou destaque no mundo todo no último mês após uma conversa entre Elon Musk, CEO da Tesla e bilionário do ramo de tecnologia, e o presidente-executivo do Robinhood, Vlad Tenev.
Outros famosos como Oprah Winfrey, Drake, Chris Rock, Ashton Kutcher e até o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, também criaram um perfil na rede.
Disponível apenas para iOS, o usuário só consegue acessá-la se receber um convite de um membro ativo da rede, o que desperta ainda mais curiosidade nas pessoas.
Mas o que a torna tão diferente das outras? A possibilidade de se relacionar apenas por áudio!
Destronando Gigantes
A plataforma já conta com 600 mil usuários e tem crescido exponencialmente nos últimos dias. Segundo a Conversion, somente nesse início de fevereiro, em comparação com 6 meses atrás, as buscas aumentaram 100 vezes.
Considerando que o aplicativo não tem nem um ano de ativação, esse é um número impressionante.
Mundialmente falando, as buscaram aumentaram 11 vezes e no último sábado e o número de buscas pelo Clubhouse foi maior que as do TikTok.
Como funciona?
Assim como as outras redes, o usuário preenche um perfil pessoal em que coloca seus principais dados (nome, idade, informações pessoais) e tópicos de interesse. O aplicativo então, sugere alguns grupos de bate-papo e pessoas, que tenham relação com os tópicos mencionados. A partir disso, o usuário começa a criar sua base de relacionamento.
Dentro da rede existem grandes salas de conversa de interesses variados (negócios, saúde e bem-estar, entretenimento, turismo, esportes, etc.), em que as pessoas discutem os assuntos e podem expressar sua opinião livremente.
Ao entrar na sala, o usuário pode apenas ouvir a conversa ou erguer a mão para participar ativamente. É possível também criar chats privados com amigos para discussões diversas.
Todo o conteúdo é criado por voz, não existem textos, imagens ou vídeos dentro da rede, o que dá a sensação de ser um grande podcast constante. Além disso, tudo é reproduzido ao vivo, não é possível gravar as conversas (inclusive, é estritamente proibido pela plataforma).
O objetivo, segundo os criadores, é promover conversas interessantes e criar conteúdo relevante. A ideia é aproximar as pessoas e promover momentos de descontração.
No entanto, isso não impede seu uso de outras formas: muitos usuários têm usado o espaço para networking e trabalho. O número de salas relacionadas a negócios e business é alto.
Oportunidades para a sua Marca
O Clubhouse pode ser um grande aliado das marcas, especialmente aquelas que já vem investindo em conteúdo de áudio por conta da popularidade do formato.
Segundo o Spotify, houve um aumento de 108% no número de ouvintes ativos mensais que acompanharam podcasts em 2020. Essa é uma oportunidade de criar diálogos relevantes e aproximativos com o público.
Outra possibilidade é criar autoridade por meio de um formato simples, já que conteúdo em áudio tem uma complexidade relativamente baixa de criação. É uma maneira de gerar em valor de marca com baixo investimento.
Pontos de Atenção!
Controlar o que é dito em uma rede social por voz e, ainda por cima, com conteúdo ao vivo é muito difícil. Por isso, as marcas devem ter atenção redobrada com seus porta-vozes nessa rede. Um media training bem estruturado é essencial nesse caso para que o emissor traduza os propósitos e valores da marca com exatidão.
Outro ponto sensível é em relação a temas polêmicos como religião e política. A marca precisa ter um posicionamento muito forte e consistente para entrar nesses diálogos, e mesmo assim, é preferível que se evite esse tipo de conteúdo.
Como os áudios não ficam gravados, o conteúdo pode se perder e poucas pessoas terão acesso à sua estratégia. Ainda é cedo para definir a melhor forma de divulgação das salas, mas é importante pensar em maneiras de torná-la visível para que atinja o maior número de pessoas possíveis.
Agora que você já conhece a nova rede social, ficou com vontade de testá-la?
Enquanto não recebe um convite, você pode fazer seu cadastro e garantir o nome de usuário, assim que um de seus contatos entrar é possível que ele aceite sua solicitação. É só aguardar e torcer!
Uma coisa é certa:
ainda teremos muito assunto sobre o Clubhouse, já que o app muito recente e ainda tem muitos pontos de aperfeiçoamento. Ele promete crescer ainda mais e só o futuro dirá qual serão os novos rumos do marketing digital.